Curso de Graduação em
Engenharia Ambiental

Futuro Estudante

 

Admissão e ingresso no Curso de Engenharia Ambiental.

A UFV oferece cerca de 40 vagas anuais para o Curso de Engenharia Ambiental, que são preenchidas por meio do processo seletivo de natureza classificatória, o Sistema de Seleção Unificada do Ministério de Educação (SISU). O edital para inscrição no SISU com os requisitos de ingresso e admissão são amplamente divulgados e de conhecimento público. Os estudantes da Engenharia Ambiental da UFV são oriundos de várias partes do Estado de Minas Gerais, principalmente do interior, do Estado do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, dentre outros.

Outra forma de admissão e ingresso na UFV é através do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), instrumento de cooperação educacional, científica e tecnológica que o governo brasileiro oferece a outros países. As vagas oferecidas, anualmente, pela Universidade, especificamente para esse programa, são preenchidas por estudantes indicados pelo Ministério da Educação e Ministério de Relações Exteriores.

A UFV promove o intercâmbio estudantil pelo oferecimento de vagas em disciplinas para o Programa de Mobilidade Acadêmica e Convênios de Estudantes Estrangeiros, as quais são preenchidas de acordo com as normas dos convênios vigentes com a UFV.

Os estudantes da Engenharia Ambiental da UFV são oriundos de várias partes do Estado de Minas Gerais, principalmente do interior, do Estado do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, dentre outros.

Assistência estudantil na UFV

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) é a entidade promotora das ações de assistência estudantil na UFV, visando sempre melhorias na qualidade de vida, inclusão social e formação plena de cidadãos. Sua estrutura organizacional compreende: Divisão de Assistência Estudantil, Divisão de Saúde, Divisão Psicossocial, Divisão de Alimentação, Divisão de Esporte e Lazer e o Serviço de Bolsa, oferecendo aos estudantes de graduação, além das bolsas de permanência na UFV, oportunidade de desenvolver atividades esportivas, artísticas, culturais e de cidadania.  No site da UFV são encontradas informações sobre as modalidades de auxílio.

A Divisão de Alimentação é responsável pelo Restaurante Universitário (RU), que oferece café da manhã, almoço e jantar para os estudantes.

A UFV disponibiliza, gratuitamente, aos seus alunos atendimento médico ambulatorial na Divisão de Saúde da Universidade. Esta Divisão conta com uma equipe de profissionais que presta assistência médica, odontológica, nutricional, psicológica e fisioterápica. Para dar suporte e qualidade aos atendimentos, a estrutura da Divisão conta com Laboratório de Análises Clínicas, Raios-X e serviços de enfermagem.

O Serviço Psicossocial tem por finalidade orientar alunos, servidores e seus dependentes nas áreas preventivas de: saúde, social e psicológica, promover a reintegração do servidor nas suas atividades profissionais, elaborar análises socioeconômicas de servidores e assessorar os órgãos da UFV em assuntos de sua competência.

Todos os estudantes recebem seguro anual contra acidentes pessoais, que cobre morte acidental, despesas médicas, odontológicas e hospitalares e invalidez.

Regime Didático de Graduação da UFV

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), órgão máximo de deliberação no plano didático-científico da Universidade, aprova anualmente o Regime Didático de Graduação da UFV. A Pró-Reitoria de Ensino publica anualmente o Catálogo de Graduação, que contém o Regime Didático vigente e as matrizes curriculares de cada curso, as ementas, o corpo docente, dentre outras (http://www.ufv.br/pre/).

 

Representação estudantil

Os estudantes tem representação, com direito a voz e voto, nos Órgãos Colegiados da Universidade, na forma do Estatuto e do Regimento Geral, compreendendo: CEPE, CONSU (Conselho Universitário), CTG (Conselho Técnico de Graduação), Câmara de Ensino, Colegiado de Departamento, Coordenação de Curso, dentre outros. Esta representação tem por objetivo promover a cooperação com os demais segmentos da comunidade universitária, visando o aprimoramento institucional.

Os órgãos de representação do corpo discente são o Diretório Central dos Estudantes (DCE), no plano da Universidade, e os Diretórios Acadêmicos (DA) e Centros Acadêmicos (CA), nos planos dos cursos. O curso de Engenharia Ambiental possui sua entidade representativa, seja o Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental –  CAEAB. Os objetivos do CA, dentre outros, são promover maior interação entre os alunos do curso; promover atividades de cunho social, político, artístico, esportivo, voltadas ao aprimoramento intelectual e social além de atuar na elevação do nível de ensino e na construção de uma escola humana e democrática.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress